quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Projeto Mundiar recebe livros doados pelo projeto Livro Solidário

A Imprensa Oficial do Estado (IOE) por meio do projeto de incentivo à leitura Livro Solidário entregou nesta quinta-feira, 21, cerca de 200 livros de interesse geral para o projeto Mundiar que funciona na Escola Estadual Ruth Rosita, no bairro do Guamá.  Alunos e professores receberam o acervo que, segundo a coordenadora do projeto, Vilcilene de Jesus Duarte, vai servir de apoio às aulas de vídeo ministradas para os alunos com defasagem de ano/série.

A coordenadora explicou que o projeto Mundiar é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e atende a estudantes do Ensino Fundamental Maior e do Ensino Médio. “Aqui na escola o projeto oferta aceleração para alunos de 13 a 14 anos, que devem concluir o ensino fundamental em dois anos. Eles têm um professor por turma e funciona com vídeo-aulas”, explicou Duarte.


A escola Ruth Rosita, segundo a coordenadora do Mundiar, há muito tempo acalanta a ideia de criar um “cantinho” da leitura para atender a alunos e professores, “e agora, com as doações da IOE, será um bom momento para colocarmos em prática, já que toda sexta-feira temos aulas de arte na escola”, contou, entusiasmada, Vilcilene de Jesus Duarte.

Ela louvou a iniciativa do governo do Estado, por meio da IOE, de criar um projeto de incentivo à leitura. “É um grande desafio trazer o hábito da leitura para o dia a dia dos alunos, já que hoje eles têm o celular como principal fonte de informação, mas não podemos desanimar”, ponderou.

A coordenadora do projeto, Carmen Palheta, contou que as entregas de livros para projetos como o Mundiar só são possíveis com o apoio da população, que continua doando livros novos e usados.

O Projeto - Criado em 2003, na primeira gestão do governador Simão Jatene e retomado em 2011, desde então o projeto vem estimulando a leitura em várias comunidades e escolas da Região Metropolitana de Belém, o que já resultou na implantação de seis Espaços de Leitura e doação de aproximadamente 16.000 livros para mais de 40 instituições.

Serviço: As doações de livros para o projeto podem ser feitas diretamente na sede Imprensa Oficial do Estado, localizada na Travessa do Chaco, 2271, no Bairro do Marco, ou pelo telefone: 4009.7847.

Texto: Ronaldo Quadros
Ascom/Imprensa Oficial do Estado

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Imprensa Oficial doa livros para projeto de formação de leitores da UFPA

A Imprensa Oficial do Estado (IOE), por meio do projeto de incentivo à leitura Livro Solidário, doou nesta sexta-feira, 8, cerca de 100 livros de temática amazônica para o Grupo de Estudos Literários da Amazônia e Formação do Leitor (Gelafol), ligado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED), da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O coordenador do Gelafol, professor Nilo Souza esteve na sede do projeto e recebeu os exemplares que, segundo ele, vão compor o acervo que será usado na formação de contadores de histórias, por meio de leituras dramatizadas nas escolas públicas. “A gente precisa ter um cervo que aborde esse contexto amazônico, e esses livros vão contribuir com a formação desses alunos”, explicou.
Nilo Souza parabenizou a iniciativa da IOE de manter um projeto de incentivo à leitura. “Eu sempre penso que o livro tem que circular. Livro nas estantes, guardando poeira, não tem uma funcionalidade, não transforma, e o Livro Solidário é uma das vias que fazem o livro chegar até quem precisa”, aduziu.
O Projeto - Criado em 2003, na primeira gestão do governador Simão Jatene e retomado em 2011, desde então o projeto vem estimulando a leitura em várias comunidades e escolas da Região Metropolitana de Belém, o que já resultou na implantação de seis Espaços de Leitura e doação de aproximadamente 16.000 livros para mais de 40 instituições.
Ao todo, o Livro Solidário já implantou seis espaços de leitura, localizados na Escola de Regime de Convênio Associação Cristã do Bengui; Unidade Benevides da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa); Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ananindeua (Projeto Escola da Vida); ONG Viva Mosqueiro e dois espaços na Instituição Assistencial Espírita Lar de Maria. Também foi implantado um Espaço de Leitura na Escola Estadual Mário Barbosa, na Terra Firme, em parceria com o projeto Pro Paz Escola.
Serviço: As doações de livros para o projeto podem ser feitas diretamente na sede imprensa oficial do estado, localizada na Travessa do Chaco, 2271, no Bairro do Marco, ou pelo telefone: 40097847.